Centro de Competência Nónio da Beira Interior  
Login
Username:
Password:
Novo registo
Se ainda não está registado registe-se no portal.
Para recuperar password esquecida

Quero informações sobre...
 

Projectos & Clubes: Consultar

PROJECTO MULTICULTURAL
O Projecto Multicultural surge da necessidade de dar uma resposta adequada à diversidade de alunos que hoje chegam à escola e de reforçar o envolvimento parental no meio escolar. Assim, o Projecto visa essencialmente promover a necessidade de pensar a escola de uma forma inovadora e ajustada às necessidades actuais, procurando em consonância com todos os docentes ligados ao Agrupamento de Escolas de Vila velha de Ródão delinear e aplicar práticas pedagógicas que se apresentem como meio facilitador desta integração. O Projecto apoia todos os alunos que pelas mais variadas razões necessitam de um apoio diferenciado, para que a sua integração no meio escolar seja em pleno. Assim, apoia alunos oriundos de outros países, ou seja, cuja língua materna não é o português. Apoia igualmente alunos que, pelo seu contexto sócio-familiar não se encontram bem integrados na escola, uma vez que se verifica que, pais oriundos de contextos sociais mais desfavorecidos apresentam um envolvimento menor em relação à escola e essa situação repercute-se nos filhos. O Projecto apoia também um aluno de etnia cigana, e pretende essencialmente que este aluno desenvolva as suas competências ao nível da língua portuguesa, para dessa forma melhorar o seu desempenho nas diferentes áreas curriculares. Tem ainda a preocupação de abordar com o aluno, a sua cultura de origem, para que esta seja valorizada e divulgada. Este apoio tem vindo a ser prestado com o objectivo de valorizar a diversidade aos níveis cultural, social, linguística e étnica, assegurando uma integração que se revele eficaz e justa para todos os alunos. Este trabalho tem vindo a ser feito em conjunto com os Coordenadores das N.E.E., do Pré-escolar, do 1º ciclo, dos Directores de Turma e com um representante do órgão de gestão.
DIA INTERNACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

 

No passado dia 4 de Dezembro comemorou-se o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. As actividades realizadas decorreram no polidesportivo da escola e foram dinamizadas pela    professora Clara Vaz do Projecto Multicultural e pelo professor João Paulo Natário de Educação Física. Esta comemoração surgiu de um convite endereçado pela Associação do Deficiente de Castelo Branco, no sentido de no nosso agrupamento se realizarem actividades com vista a assinalar este dia.Esta iniciativa contou com várias actividades. Os alunos puderam praticar Boccia e Goalbol e realizar percursos de perícia com cadeira de rodas, percursos com olhos vendados, com auxílio de bengala ou obedecendo às ordens verbais de um guia e ainda percursos com canadianas. Para além disso, os alunos puderam explorar tarefas mais sensoriais, como por exemplo, desenhar e criar objectos, com plasticina, de olhos vendados.Finalmente puderam realizar algumas actividades relacionadas com as sensações; De olhos vendados puderam identificar objectos, identificar pelo cheiro substâncias, reconhecer instrumentos pelo som e reconhecer alimentos pelo sabor.As actividades decorreram durante a manhã para os alunos do 1º ciclo e durante a tarde para os alunos do 2º, 3º ciclos e CEF. 

   

Clara Vaz - 5/Fev/2009
 
Páginas do projecto
DIA INTERNACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Clara Vaz

DIA DOS DIREITOS INTERNACIONAIS DA CRIANÇA

Clara Vaz

DIA MUNDIAL CONTRA O RACISMO

Clara Vaz

© Centro de Competência Nónio da Beira Interior 2006 | ccbi.crie@gmail.com

Ministério da Educação Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular CRIE - Equipa de Missão Computadores, Redes e Internet na Escola