Centro de Competência Nónio da Beira Interior  
Login
Username:
Password:
Novo registo
Se ainda não está registado registe-se no portal.
Para recuperar password esquecida

Quero informações sobre...
 

Biblioteca

LIVROS DO MÊS DE MARÇO 2012

Título: “A Floresta”

Autor: Sophia de Mello Breyner Andresen

Editora: Figueirinhas

Na quinta onde Isabel vive e gosta de brincar, aparece um anão que faz amizade com a menina.

Um dia o anão conta-lhe um segredo – ele é guardião de um tesouro deixado por bandidos cruéis, que só poderá ser entregue a um homem bom, de coração puro. Isabel sugere o seu professor de música que é poeta; este recusa porque não quer ficar envenenado com tanta riqueza, mas sugere o dr. Máximo que está arruinado com o seu projeto alquimista. Concretizado o plano, o cientista distribui o ouro pelos pobres, o que provoca o ódio dos ricos. Felizmente, um incêndio destrói o laboratório do sábio, o que vai permitir que haja paz na cidade.

Cumprida a missão, o anão parte para junto dos seus irmãos, não sem antes afirmar: «Confia nas crianças, nos sábios e nos artistas».

 

Título: “Elmer e o passarão”

Autora: David McKee

Editora: Caminho

            De um elefante muito original e colorido, Elmer o elefante aos quadrados, surge-nos esta história que é ao mesmo tempo uma lição de como a união faz a força. Quando Elmer se dá conta de que os passarinhos pequenos estão a ser aterrorizados pelo passarão grande e mau, inventa uma solução engenhosa que afasta de vez o agressivo fanfarrão. Por fim, todos podem voltar a viver normalmente na floresta graças à sua colaboração.

 

 

Título: “O rapaz que sabia acordar a Primavera”

Autor: Luísa Dacosta

Editora: ASA

“Debaixo do céu azul e rodeado de asas, o rapaz acordava, com aquele ritual, a Primavera, que desabrochava em todo o seu esplendor. Bastava olhar. Nos montes era já a ressurreição. Flores de sargaço, algumas com as cinco chagas de Cristo nas pétalas brancas e de olhinho dourado juntavam-se ao amarelo e roxo do pampilho e soajo.”

A natureza, as suas cores, os seus cheiros e os seus sons, o ambiente rural são o cenário deste conto protagonizado por um rapaz sonhador de 6 anos. Este rapaz adora pássaros que simbolizam a liberdade, o sonho, a imaginação à solta, a capacidade criativa infantil.

Neste livro de Luísa Dacosta, através de uma prosa poética, a autora transmite-nos sensações através do colorido das suas páginas, que nos trazem as cores da Primavera.

 

 

Inserido por mlf em 14/Abr/2012

© Centro de Competência Nónio da Beira Interior 2006 | ccbi.crie@gmail.com

Ministério da Educação Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular CRIE - Equipa de Missão Computadores, Redes e Internet na Escola