<< Recuar [Ver lista]
Versão de impressão
Esta webquest foi recomendada por 434 utilizadores.
[introdução]  [Tarefa]  [Processo]  [Recursos]   [Avaliação]  [Conclusão]
Recomenda a webquest?
 Tales de Mileto

por Sandra Ribeiro e Rosa Esteves

 

Introdução:
Tales de Mileto ( 640 a.C - 550 a.C ) foi simultaneamente geómetra, filósofo e astrónomo, mas celebrizou-se sobretudo como geómetra, dando o seu nome a um famoso teorema de geometria. Conta-se que quando esteve no Egipto, Tales conseguiu medir a altura da pirâmide de Quéops comparando a sombra da pirâmide com a sombra de uma vara cuja altura é conhecida.
A tarefa:
[início]

 

Propôe-se que façam um texto sobre a vida e obra de tales de Mileto (quem foi e o que fez durante a sua vida ) tendo em atenção os seguintes parâmetros:

- Como conseguiu Tales determinar a altura da pirâmide de Quéops.

- Qual a sua principal descoberta no campo da astronomia e o impacto que teve na época.

- Quais as suas principais demonstrações matemáticas.

 

O processo
[início]

A turma deverá dividir-se em grupos e trabalhar de forma autónoma no intuito de realizar as tarefas propostas. Todos os trabalhos realizados deverão ser apresentados à turma em Powerpoint.

 

Os recursos
[início]

http://pt.wikipedia.org/wiki/tales_de_mileto

http://www.cfh.ufsc.br/~evandro/talesdemileto.htm

 http://educ.fc.ul.pt/icm/icm99/icm28/tales.htm

Avaliação
[início]

O grau de participação nas actividades será avaliado com base nos seguintes critérios:

5

Participou activamente das actividades, cooperando com o grupo. Discutiu de forma séria e profunda com os/as colegas sobre os temas propostos. Trouxe informações importantes para a discussão. O resultado de sua actividade foi relevante e criativo.

4

Participou nas actividades, cooperando com o grupo. Discutiu com os/as colegas sobre os temas propostos. O resultado de sua actividade foi bom.

3

Participou pouco nas actividades. A sua contribuição para a discussão e o trabalho foi regular.

2

Esteve presente mas não há registo da sua contribuição para a discussão e trabalho.

1

Não participou na actividade.   

 As apresentações serão avaliadas com base nos seguintes critérios:

5

A apresentação trouxe várias contribuições relevantes para a discussão. A argumentação foi muito bem desenvolvida. Foi uma apresentação relevante e criativa.

4

A apresentação trouxe várias contribuições relevantes para a discussão. A argumentação foi bem desenvolvida. Foi uma apresentação correcta.  

3

A apresentação trouxe algumas contribuições relevantes para a discussão. A argumentação foi desenvolvida de forma razoável. Foi uma apresentação parcialmente correcta.

2

A apresentação trouxe poucas contribuições relevantes para a discussão. A argumentação não foi desenvolvida de forma razoável. Foi uma apresentação insuficiente.

1

A apresentação não trouxe contribuições relevantes para a discussão. A argumentação foi mal desenvolvida. Foi uma apresentação insuficiente.

Conclusão
[início]
Com este trabalho pretende-se que os alunos fiquem a conhecer melhor a vida e obra de Tales de Mileto e qual a sua importância na astronomia além do seu valioso contributo para o seu desenvolvimento da Matemática. 
Publicada por (pina) em 14-04-2007

Recomendo esta webquest!