<< Recuar [Ver lista]
Versão de impressão
Esta webquest foi recomendada por 668 utilizadores.
[introdução]  [Tarefa]  [Processo]  [Recursos]   [Avaliação]  [Conclusão]
Recomenda a webquest?
 Dia do Pai

por Ana de Sousa / Sandra Custódio

  sandrapmc@sapo.pt

Introdução:

Pretende-se com este trabalho,trabalhar a relação Pai/filho, levando a criança a descobrir mais do Pai, e este do filho.

A tarefa:
[início]

Para celebrar o Dia do Pai, dia 19 de Março (sexta feira), proponho uma festa surpresa para o Pai , a realizar na sala do infantário, para a qual o Pai será convidado a participar.

Durante a semana ,a criança fará pequenos trabalhos entre os quais: o postal para convidar o Pai, recorrendo a colagens e pintura; treinarão uma canção alusiva ao dia do Pai, que já vem sendo trabalhada em conjunto com o professor de musica; fará um pequeno trabalho de expressão plastica, utilizando botões, forrando uma imagem escolhida por eles, para que seja oferecida aos pais na festa surpresa, e por fim e já na sexta feira de manhã, farão um bolo em grupo para a mesma festa.

O processo
[início]

Para começar, logo no início da semana, e como motivação, será representado um pequeno conto,pelas estagiárias da sala, que nos fala sobre um pai e o seu filho.Depois, e em pequenos grupos, cada criança irá realizar o postal, para convidar o Pai, para a festa surpresa a realizar dia 19, sexta feira. As crianças serão ajudadas nas colagens, onde vão utilizar aparas de lápis de cores diverssas, e ainda pintar um pequeno desenho.Durante a semana, a canção que vem sendo trabalhada com o professor de musica, será mais aprofundada, juntando inclusivé uma pequena coreografia.Na terça feira, dár-se-á inicío ao trabalho de expresão plástica, consistindo, em cada criança preencher, uma determinada imagem, escolhida por eles, com botões de diverssas cores e tamanhos, desenvolvendo desta forma não só o conceito de cor, assim como o de tamanho e também a motrocidade fina.

Esta actividade desenvolver-se-á até sexta feira, atendendo a que cada criança tem um ritmo próprio.Já na sexta feira, as crianças com a ajuda da educadora e auxiliar, irão para a cozinha, onde será confecionado um bolo, para a festa dos pais com as crianças.

Os recursos
[início]

Estas crianças não irão consultar ou recorrer aos recursos online, já que têm apenas dois anos.Contudo nós como educadoras, estaremos presentes para os auxiliar, sempre que necessário.

Avaliação
[início]

O grau de participação nas actividades será avaliado com base nos seguintes critérios:

5

Participou activamente das actividades, cooperando com o grupo. Discutiu de forma séria e profunda com os/as colegas sobre os temas propostos. Trouxe informações importantes para a discussão. O resultado de sua actividade foi relevante e criativo.

4

Participou nas actividades, cooperando com o grupo. Discutiu com os/as colegas sobre os temas propostos. O resultado de sua actividade foi bom.

3

Participou pouco nas actividades. A sua contribuição para a discussão e o trabalho foi regular.

2

Esteve presente mas não há registo da sua contribuição para a discussão e trabalho.

1

Não participou na actividade.

As apresentações serão avaliadas com base nos seguintes critérios:

5

A apresentação trouxe várias contribuições relevantes para a discussão. A argumentação foi muito bem desenvolvida. Foi uma apresentação relevante e criativa.

4

A apresentação trouxe várias contribuições relevantes para a discussão. A argumentação foi bem desenvolvida. Foi uma apresentação correcta.

3

A apresentação trouxe algumas contribuições relevantes para a discussão. A argumentação foi desenvolvida de forma razoável. Foi uma apresentação parcialmente correcta.

2

A apresentação trouxe poucas contribuições relevantes para a discussão. A argumentação não foi desenvolvida de forma razoável. Foi uma apresentação insuficiente.

1

A apresentação não trouxe contribuições relevantes para a discussão. A argumentação foi mal desenvolvida. Foi uma apresentação insuficiente.

Conclusão
[início]

Esta semana deve permitir às crianças a vivência de sensações relativas ao pai: falar dele, com ele, fazer coisas para ele... enfim, conhecê-lo melhor.

Para além disso deverá permitir o desenvolvimento da motricidade fina, expressão verbal e não verbal.

Publicada por (admin) em 16-03-2004

Recomendo esta webquest!