OS ESTADOS BRASILEIROS

A NOSSA GEOGRAFIA.

Através do texto você terá uma idéia a respeito da geografia do nosso país e depois identificará os estados de cada região através das respectivas capitais
O clima do Brasil é, em grande parte, tropical, mas o sul do país apresenta clima subtropical.



A região Norte, que compreende os estados do Amazonas, Acre, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e Amapá tem clima equatorial, que confere à região uma boa distribuição anual de chuvas, com temperaturas elevadas, e baixa amplitude térmica anual.





A região Nordeste tem clima diverso, variando de equatorial (Maranhão e parte do Piauí) a semi-árido (a região da Caatinga, compreendendo o coração do Nordeste), e tropical, no centro e sul da Bahia. Os estados da região são o Maranhão, Piauí, Bahia, Pernambuco, Ceará, Sergipe, Alagoas, Rio Grande do Norte e Paraíba.





A região Centro-Oeste, com os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, além do Distrito Federal, apresenta clima tropical semi-úmido, com destaque para o período de chuvas, que alimenta o Pantanal Mato-Grossense.



Na região Sudeste, que compreende os estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo predomina, nas regiões mais altas, um clima tropical ameno, com quatro estações bem distintas. Já no noroeste do estado de São Paulo e no Triângulo Mineiro predomina o clima tropical semi-úmido semelhante ao do cerrado do Centro-Oeste.



A região Sul do país possui clima subtropical, com baixas temperaturas nas serras gaúchas e serras catarinenses, sendo freqüente a formação de geadas na região durante o inverno (com ocasional queda de neve) e compreende os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul




A maior temperatura registrada no Brasil foi 44,7°C em Bom Jesus, Piauí, em 21 de novembro de 2005[7], superando o recorde de Orleans, Santa Catarina, de 44,6°C, de 6 de janeiro de 1963. Já a menor temperatura registrada foi de -17,8°C no Morro da Igreja, em Urubici, Santa Catarina, em 29 de junho de 1996[8], superando o recorde do município de Caçador, no mesmo estado, de -14°C, no inverno de 1975.











???

FORTALEZA
NATAL
JOÃO PESSOA
RECIFE
ARACAJU
SALVADOR
TERESINA
SÃO LUIS
MACEIÓ
MANAUS
BELÉM
MACAPÁ
BOA VISTA
RIO BRANCO
PORTO VELHO
CUIABÁ
CAMPO GRANDE
GOIANIA
DISTRITO FEDERAL
BELO HORIZONTE
VITÓRIA
SÃO PAULO
RIO DE JANEIRO
CURITIBA
FLORIANOPÓLIS
PORTO ALEGRE