FÁBULAS

Esopo ficou famoso pelas suas narrativas curtas com fundo moral e que têm como personagens animais que se comportam como humanos, falam, cometem erros, são sábios ou tolos, maus ou bons.

Leia as fábulas a seguir e identifique a moral da história correta a cada uma delas.

FÁBULAS DE ESOPO


QUEM FOI ESOPO?

Esopo viveu na Grécia Antiga, época em que a arte e a literatura floresciam na região. Era um escravo que foi capturado numa guerra e teve dois donos até ser comprado por Jadmo de Samos. Este ficou tão encantado pelas fábulas do escravo que lhe deu a liberdade. Livre, viajou por vários lugares espalhando as suas histórias.
A Grécia criou um sistema de governo de Pólis, ou Cidades-Estado, que possuíam autonomia administrativa. A sua riqueza provinha do comércio entre as colônias e também com outros reinos. O sistema político beneficiava apenas os ricos, o que deu margem a muitas trapaças e conspirações Foi nesse ambiente que Esopo divulgou as suas fábulas de fundo moral, sendo admirado e aceito por todos os cidadãos da época.
Foi morto na ilha de Delfos. Esopo ficou famoso pelas suas narrativas curtas com fundo moral e que têm como personagens animais que se comportam como humanos, falam, cometem erros, são sábios ou tolos, maus ou bons.



O QUE SE APRENDE E O QUE SE ENSINA.

As fábulas, por seu contexto moral, podem ser usadas para discutir o comportamento humano, sobre como reagimos diante das situações e quais as soluções que podemos encontrar para problemas diferentes. Outro assunto que pode ser tratado junto às crianças é a zoologia, abordando as espécies que são personagem das fábulas com enfoque em sua anatomia, comportamento e hábitos alimentares. Seria divertido para as crianças fazerem a dramatização das fábulas depois de toda essa discussão para exercitarem a memorização e a sensibilidade.