ÓRGÃOS E ETAPAS DA DIGESTÃO

LEIA COM BASTANTE ATENÇÃO AS PERGUNTAS E MARQUE A OPÇÃO CORRETA. NÃO ESQUEÇA QUE PARA CADA PERGUNTA HAVERÁ APENAS UMA RESPOSTA CORRETA. CASO VOCÊ PRECISE DE AJUDA, LEMBRE-SE QUE PERDERÁ PONTO CADA VEZ QUE ATIVAR A OPÇÃO "AJUDA"
Consta de cavidade bucal, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado e intestino grosso. Glândulas anexas; glândulas salivares; fígado; pâncreas, anus e reto.
Intestino grosso: é formado por três partes, o cólon ascendente, o cólon transverso e o cólon descendente que desemboca no reto.
INTESTINO DELGADO: é formado por 3 partes; a primeira é o duodeno, a segunda é o jejuno e a terceira é o íleo.
RETO: Recebe os resíduos provenientes do cólon para sua expulsão definitiva.
GLÂNDULAS DIGESTIVAS: As salivares estão formadas por 3 pares: As parótidas, as sublinguais e as submaxilares
FÍGADO é uma massa volumosa vermelho-escuro que separa o bílis; intervém na digestão das gorduras.
PÃNCREAS, de cor acinzentada e alongado, separa o suco pancreático, que desempenha um importante papel na digestão das gorduras, das féculas e das albuminas.
SUCO PANCREÁTICO: é um líquido incolor, viscoso e ligeiramente opalescente que contém sais e enzimas.
SUCO INTESTINAL: o principal estímulo para sua secreção é a presença do quimo no segmento intestinal.
BÍLIS: para que a digestão possa desenvolver-se regularmente no intestino é necessária a presença da bílis, líquido de cor amarelo-esverdeado, segregado continuamente pelas células hepáticas do fígado.
A digestão pode ser dividida em quatro etapas:mastigação, digestão no estômago, absorção de nutrientes e eliminação das fezes.
Na MASTIGAÇÃO: o bolo alimentar é engolido, passando pela faringe e pelo esôfago.
Na DIGESTÃO NO ESTÔMAGO: os músculos do estômago se movimentam e transformam os alimentos eum uma pasta de nutrientes.
Na ABSORÇÃO DOS NUTRIENTES: a pasta formada no estômago chega ao intestino delgado. A principal função desse órgão é a absorção dos nutrientes, que passam para o sangue.
Na ELIMINAÇÃO DAS FEZES: os restos dos alimentos seguem para o intestino grosso e formam o bolo fecal. As fezes permanecem nesse local até serem eliminadas pelo ânus.