CIDADE DE FORTALEZA

Fundação de Fortaleza

Complete as lacunas.
Clicando nas lacunas vocêe encontrará pistas para a sua resposta.
Se pedir ajuda perderá pontos

FUNDAÇÃO DE FORTALEZA

Fortaleza
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

http://tbn0.google.com/images?q=tbn:zx2zCRqDuyHctM:http://bp2.blogger.com/_q-2-WREHNmc/RlH-QuBR3tI/AAAAAAAAFN0/HG8WEhGryC4/s400/Estoril%25252BAntiga%2Bc%C3%B3pia.jpg


Fortaleza é a capital do estado do Ceará. Pertence à mesorregião Metropolitana de Fortaleza e à microrregião de Fortaleza. A cidade desenvolveu-se às margens do riacho Pajeú, no nordeste do país, a 2 285 quilômetros de Brasília.

Seu nome tem como referência o Forte Schoonenborch, construído pelos holandeses durante sua ocupação do local, em 1649. Batizada de Loira desposada do Sol, pelos versos do poeta Paula Ney, Fortaleza é quinta cidade mais povoada do Brasil[2] e o mais importante centro industrial[3] e comercial do Nordeste. No turismo[4] a cidade alcançou a marca de destino mais procurado no Brasil em 2004. É sede do Banco do Nordeste e do DNOCS.

A Região Metropolitana de Fortaleza tem cerca de 3.436.515 habitantes, sendo uma das dez maiores áreas urbanas do Brasil e está entre as três maiores do Nordeste. Seu aeroporto é o Aeroporto Internacional Pinto Martins. É por ele que chegam à cidade a maioria dos turistas. A cidade é a terra natal dos escritores José de Alencar e Rachel de Queiroz, do humorista Tom Cavalcante e do ex-presidente Castello Branco.

A cidade localiza-se no litoral do Estado, a uma altitude média de 21 metros, e é centro de um município de 313,8 km² de área e 2.431.415 habitantes sendo a capital de maior densidade demografica do país com 7.748,3hab/km
???
teve como semente o Forte de São e a capela de Nossa Senhora do Amparo, erigidos por Martins Soares Moreno sobre as ruínas do Fortim de São de Nova Lisboa, fundado, anteriormente, por Coelho de Souza. Em 1637, o Forte foi ocupado por uma expedição holandesa, que dominou o de 1640 a 1644. Derrotada pelos , voltou seis anos depois à Região, comandada por Matias Beck, que ergue o Forte às margens do Pajeú. A explusão definitiva dos ocorreu em 1954 pelo comandante português Álvaro de Azevedo Barreto, que muda o nome do Forte para Nossa Senhora da .
A criação do município de Fortaleza se deu a 13 de de 1726, quando a povoação do Forte foi levada à condição de . Somente em 1823 o Imperador Dom I elevou a vila à categoria de . Durante o Segundo Império, o Intendente Antônio Rodrigues Ferreira e o Arquiteto Adolfo Herster realizaram obras urbanísticas, transformando Fortaleza em uma das principais cidades do .